sexta-feira, 11 de abril de 2008

A hora no trem...

Acho interessante refletir como nossa percepção é relativa.

Todos os dias vou e volto do trabalho usando transporte público. Não tenho uma forma padrão de ir para o trabalho.

Pensando friamente, é um verdadeiro martírio :-)

São inevitavelmente três transportes. As vezes vou de metrô, trem regional e o ônibus do polígono industrial; as vezes pego dois trens regionais e o bendito busu; e, mais raramente, ônibus, trem e outro busu.

A realidade é que gasto entre uma hora e uma hora e meia para chegar ao trabalho. Eu ficava sempre pensando no divertido que seria ter algum amigo para papear durante o trajeto.

No início era sim um sofrimento. Sou muito ativo e ficar tanto tempo dentro de transporte é um transtorno. Então comecei a escutar música. É muito legal mas não satisfaz minha impaciência.

Daí vieram os jornais gratuitos. De um jornal a outro cheguei ao ADN que tem um sudoku na última página.

Perfeito. O sudoku fácil sempre saia mas o difícil consumia meu tempo do segundo trem (o mais longo) e, ainda assim, não era garantido que eu conseguia fazer.

Passei a fazer a "competição sudoku" entre eduardo e adn. Eu contava quantos dias na semana conseguia terminar o sudoku. O objetivo era, dos 5 dias úteis, acertar o bendito sudoku em ao menos 3. Ficava 3x2 e eu ganhava.

Mas o cerebro funciona, e funciona bem. Um mês depois e eu já estava dando de 5x0 todas semanas. Ainda assim é algo divertido que continuo fazendo só que agora na volta de metrô.

Passei então a ler livros. Massa. Depois senti que precisavar ler mais sobre o meu trabalho e passei a ler um livro técnico. Acho livros técnicos um saco e passei a dividir a viagem em diferentes atividades.

Então recebi um laptop no emprego e passei a usar ele no trem mais longo. E foi então que o sistema entrou em rítmo acelerado.

Descobri que eu tinha um "backlog" de atividades imenso e que poderia dar vazão a elas no tempo mais morto do meu dia: o transporde de ir e vir.

Sempre tive vontade de ver as palestras do TED. Coloquei no horário do trem. Quando chego em casa estou morto e minha contabilidade pessoal está sempre atrasada. Solução? Faz no trem.

Fiz um pacto com um amigo de escrever para um blog técnico. Advinhou? Lógico, escreve no trem.

No caminhada do trabalho até o ponto de ônibus vou pensando o que fazer na viagem de trem. E o tempo passa voando.

Até que um dia quando sai do ônibus e cheguei na estação de trem, decidido a ver um vídeo e responder uns emails (offline of course) durante o percurso, encontro um conhecido. E, minha reação instantânea foi a de pensar: "que saco... hoje não vou ter tempo para fazer nada".

Que irônico, pensei logo depois. Antes isto era tudo o que eu queria :D

Acontece que agora o tempo do trem entrou em colapso. Tenho muito mais atividades do que tempo de transporte. Ler jornal no primeiro metrô (ADN com o sudoku mas não toco no bendito). Transbordo. Atividades no computador no trem (palestra, escrever, ler blogs, responder emails, ler artigos, corrigir artigos para conferencias ou para amigos, ler algum livro, ler um capítulo do livro técnico, ...). Transbordo e ônibus até o trabalho. Leio outro jornal.

Na volta: Caminhada até o ponto. Penso na atividade do trem. Esperando o ônibus, no percurso e esperando o trem. Finalmente o sudoku! Trem na volta (1001 atividades). E finalmente o metrô na volta quando divido o tempo entre ler algo e pensar no que vou fazer para jantar.

Uma loucura.

Agora inventei de entrar em um curso para aprender a velejar. As aulas teóricas são aqui mesmo no trabalho. Primeira aula e o professor da um livro e diz que a gente tem que ler 2 capítulos até a próxima aula na semana que vem.

Advinhe em que horário agendei minha leitura???

Um comentário:

Alfrânio Júnior disse...

Do caralho esse post... Me fez pensar muito. Essa semana agora agendo a minha ida a Barcelona.