terça-feira, 14 de agosto de 2007

Um SO dentro do browser?


Uma frase que escutei na televisão ontem me chamou muito a atenção. A pessoa estava falando sobre robores e exercitando futurismo e disse que hoje já existe uma entidade criada pelo homem à qual não temos controle e que não podemos simplesmente desligar: a Internet.


Nunca tinha olhado para a Rede com este ângulo mas não deixa de fazer sentido. A verdade é que vivemos toda uma revolução em um espaço de tempo muito curo e esta revolução resolveu não parar mais. Não faz muito tempo e os aplicativos do famoso Office Pack (editor de textos, planilha de cálculos, ...) foram disponibilizados para uso online, dentro do browser. São exemplos o Google Docs, Think Free e Zoho.com.


Há quem acredite que o império Microsoft está sendo abalado enquanto outros dizem que dentro em breve a poderosa empresa também vai disponibilizar online seu famoso pacote de escritório.


Mas nem só de office vive o homem. Os inovadores estão indo mais além e acabei de brincar com um sistema operacional online. Pois é, você abre o navegador, entra no site, loga no SO e tem todos os arquivos e configurações de seu usuário abertas lá. Pode fazer upload de arquivos, editar, ... potencialmente instalar programas...


Tudo online e de qualquer lugar. Performance?? Ainda não é o melhor dos mundos mas temos que considerar que com os multicores a performance da ponta está crescendo muito.


Será que vinga? Por enquanto vale muito a pena dar uma brincada com o EyeOS.


Na imagem acima vemos o EyeOS com um navegador e o explorador de arquivos abertos.

Comentem aqui suas experiências...




Technorati : ,

Nenhum comentário: