domingo, 29 de julho de 2007

Utilidades online e offline - Parte I

Adiciono tudo que acho importante/interessante aos meus marcadores. Cheguei à conclusão que o custo da busca de algo que "eu já vi antes mas não lembro onde" é mais alto que ter uma lista grande de bookmarks.

Estou tentando marcar novas página já de forma organizada mas isto é algo raro de acontecer o que exige que eu, de tempos em tempos, tenha que fazer uma limpeza/organização geral na minha lista.

Hoje tirei um tempinho para este ajuste. Ainda não tenho uma boa organização para os bookmarks, venho aprimorando a minha e quando eu tiver paciência explico como organizo as páginas que "marco".

Ao fazer a organização dos bookmarks percebi que tenho uma série de sites legais para compartilhar aqui. Não só sites mas alguns programinhas, plugins e etc.

Vejam algumas coisas que podem ser úteis (Parte I):

1) Foxmarks
Antes de mais nada, vamos guardar nossos "marcadores" na Internet e manter eles sincronizados no trabalho, em casa, nas diversas partições que usamos, ...
Para isto uso a extensão Foxmarks para o Firefox. Fácil de instalar, você cria uma conta de usuário e o plugin faz o resto para você. Guarda todos seus marcadores na Internet. Quando você instala o plugin em outro Firefox (no da máquina do trabalho, por exemplo) ele mantém a sincronização do bookmarks entre as máquinas distintas.
Isto significa adicionar uma página no trabalho e ter ela no bookmarks em casa. Melhor ainda, quando você quiser mostrar aquele site para um amigo mas não lembre o caminho, pode ir no repositório central do Foxmarks, entrar seu usuário e senha, e ver seus marcadores. Legal, não?

2) jSMS
Quer mandar um SMS para algum telefone no Brasil mas você não sabe qual a operadora? Não sabe o site que tem que usar para enviar? Seus problemas acabaram... :)
O jSMS é um programinha feito em java (funciona no Windows, Linux, ...) para enviar SMS para celulares de diversas operadoras. O programinha guarda os histórico das mensagens e uma agendinha. Funciona muito bem embora ainda não esteja 100% e o desenvolvedor esteja pedindo uma mãozinha da "comunidade" para melhorar o programa. Recomendo.

3) RetailMeNot.com
Você compra em sites na Internet? Aluga carros? Passagens aéreas?
Eu compro de tudo e fico sempre intrigado com o campo para entrar um cupom de descontos. E fico sempre chateado porque nunca tenho um cupom.
Pois é, o site RetailMeNot.com oferece cupons de desconto para os sites na Internet. Você coloca o site e ele pode te apresentar um cuponzinho de descontos. Você não perde nada por tentar! :)

4) Plaxo
Sua lista de contatos é, sem dúvida, uma das coisas mais importantes que você tem. Digamos que eu nunca fui uma das pessoas mais organizadas e que, vez em quando, eu necessitava do email de um contato e não tinha. Percebi que eu tinha que parar com esta negligência porque todos meus empregos e caminhos trilhados tiveram dedos ou ajudas de alguns dos meus contatos.
Passei a sempre guardar os contatos mas temos diversos pontos de entrada das pessoas que conhecemos: email corporativo, telefone celular, email pessoal, aquele webmail antigo ou que usamos para as listas, ...
Desta forma, temos o email de uma pessoa no outlook, seu telefone no celular e seu endereço em um email que recebemos no Yahoo.
No dia que comprei meu Smartphone resolvi integrar todos meus contatos e fui em busca de alguma ferramenta. Depois de tentar muitas alternativas resolvi usar o Plaxo.
Plaxo é um repositório central para os dados dos seus contatos. Você adiciona um plugin no outlook e o outlook passa a sincronizar os contatos e a agenda com o Plaxo. Você cadastra sua conta no Yahoo ou Gmail e as listas de contatos e a agenda vão ser mescladas na primeira vez e então vão seguir sincronizadas.
Daí sincronizo o Smartphone com o Outlook e tenho todos os dados em todos os lugares. Muito bom, mas muito bom mesmo.
Até que passei a usar linux 90% do tempo. Poxa... nada de Outlook! Como faço? Tem um plugin para Thunderbird que soluciona parcialmente o problema sincronizando os contatos. Estou aguardando ansiosamente o plugin do Evolution.
O bom é que marco uma reunião no Outlook do trabalho e vejo ela em casa no email do Yahoo. Meu Smartphone toca para avisar e posso consultar ela a qualquer momento. Tenho os contatos que me enviam emails somente no Yahoo cadastrados em todos os lugares. E com o Smartphone estou juntando as informações de email, telefone e endereço. Ainda é uma tarefa em andamento mas já está dando frutos.

5) BugMeNot

Sabe aquele jornal protejido por senha? No BugMeNot você coloca uma URL de um site e obtém usuários e senhas com boas chances de serem válidos neste site.


Isso aí, me contem suas experiências e serviços preferidos online.

To be continued...

Nenhum comentário: