quinta-feira, 19 de julho de 2007

O jogo de ações da Folha...


Nunca me considerei um investidor embora sempre tenha sido um fiel poupador. Isto é derivado principalmente por uma característica marcante de minha personalidade: tenho aversão ao risco.


Entretanto, desde que fiz a análise e programação de um módulo de investimentos em um sistema de gestão (já há quase 10 anos), me tornei um curioso e assíduo leitor da seção economia nos jornais da vida.


No ano passado pela primeira vez coloquei um dinheiro na bolsa. Resolvi arriscar e coloquei 2000 reais na Vale e na Petrobrás. Confesso que por um mix entre desleixo e convicção de que investimento em bolsa deve ser de longo prazo, não verifiquei ainda como anda meu dinheirinho. A notícia que recebo de todos meus amigos é a de que estes papéis renderam bastante.


Depois que fui morar na Europa entendi porque o Brasil atrai tantos investimentos especulativos. Na Europa o dinheiro rende muito pouco na poupança ou em um fundo qualquer - 4% ao ano já pode ser considerado um bom retorno enquanto no Brasil o pessoal está reclamando porque agora os fundos DI estão dando pouco menos de 1% ao mês.


Com a estabilidade da moeda brasileira, investimentos por aqui se tornou um de meus temas favoritos para conversas com amigos. Agora eu estava conversando com meu irmão e ele me comentou sobre o jogo de ações da Folha.


A Folha tem um jogo chamado Em Ação, no qual você inicia com 200.000 reais. O capital é fictício, e 100.000 reais já estão pré-aplicados no Ibovespa. Você pode resgatar/aplicar em papeis reais da bolsa de valores e acompanhar online como anda sua carteira de investimentos. Mensalmente, os melhores investidores ganham prêmios.


O lado bom é que você aprende e vai vendo como é seu sentimento do mundo do capital. O lado ruim... bem... imagine se você se torna um milionário virtual da noite para o dia e passa a não dormir mais com o sentimento de que este investimento poderia haver sido real...


Pois é... acabei de criar meu usuário, vou comprar alguns papéis e daqui a um mês eu coloco aqui o resultado de meus investimentos.


Se alguém resolver fazer o mesmo podemos concorrer para ver quem ganha mais - ou perde menos - no intervalo de um mês.


Boa sorte!


Em tempo, o site do "joguinho" é http://emacao.folha.uol.com.br/




Technorati : , , ,

Nenhum comentário: